
R$ 154,00
2023
Villa Mottura
Negroamaro Salento
750 ml
Negroamaro deriva do termo grego latino “niuru maru”, duas vezes negro, de tão escuro e concentrado que são os bagos dessa variedade. Muito antiga, essa variedade foi trazida pelos romanos há 2.000 anos e hoje é muito cultivada em toda a península de Salento. Com vinhedos conduzidos em Guyot e plantados em solos calcáreos com predominância de argila, essas uvas são colhidas a mão, tem cachos selecionados e fermentam lentamente em aço inox por 10-12 dias. Amadurece por 6 meses em barrica de carvalho francês.
País/Região:
Itália, Puglia – Salento, Tuglie
Produtor:
Mottura
Amadurecimento:
6 meses em barrica de carvalho francês
Blend/Varietal:
100% Negroamaro
Grad. alcoólica:
13%
Valor sujeito a alteração.
O Produtor
Mottura é uma das referências na Puglia há mais de 100 anos, com 100% da produção certificada orgânica. Em 1927 Pasquale Mottura deixa de ser só um grande e respeitado agricultor e passa a vinificar seu próprio vinho. Há quatro gerações o amor pela terra e o cuidado com as cepas regionais é passado de pai para filho, produzindo vinhos que alcançam o máximo do reconhecimento e premiações incontáveis. Com 250 hectares e vinhas velhas que passam dos 60 anos, os Mottura enaltecem as cepas autóctones da região com foco em Primitivo e Negroamaro.
Salento é uma península ao sul da Puglia, abraçada por dois mares mediterrâneos: o Jônico e o Adriático, é lá que o sol nasce primeiro na Itália. A sede da vinícola está até hoje em Tuglie, bem ao sul da região de Salento, onde acontece a vinificação e o amadurecimento dos vinhos. As uvas são provenientes de 4 terroirs mais ao norte de Salento: Cellino San Marco, Campi Salentina, Salice Salentino e Guagnano. Nessas regiões o sistema de condução de parreiras mais comum é o l’alberello Pugliese, uma variação de bush vines com condução.


Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
Na taça, mostra profundidade de cor Ruby e reflexos violáceos. Nos aromas, o Sul da Ítalia é imbatível quando se fala em intensidade e doçura de frutas, com notas de morango em geléia, calda de cereja, tabaco, pimenta preta e uma nota de nozes complementando as flores secas.
Em boca é encorpado e muito potente, com taninos bem discretos e acidez média. Uma clássica bomba de fruta madura do sul da Itália, com as notas da passagem por madeira bem discretas e integradas.
Harmonização
Vinhos tintos dessa intensidade precisam de pratos igualmente intensos e aromáticos. As carnes defumadas e os cozidos ocupam bem esse lugar. Brisket defumado, costela assada por longas horas e as famosas carnes de panela, podem ser boas opções.
Deve ser servido em temperatura de 18 graus em taças grandes para aproveitar a evolução dos aromas.
