
R$ 154,00
Valor sujeito a alteração.
2023
Villa Mottura Primitivo Salento
750 ml
Uma das mais antigas variedades de uva da Itália, com hipóteses de cultivo há 4000 anos, trazidas pelos fenícios. Primitivo ganha esse nome por ser a primeira uva tintas a ser colhida apresentando uma maturação precoce. Os primitivos de Salento são menos doces e com mais equilíbrio entre frescor e doçura, um verdadeiro amor dos brasileiros. Com vinhedos conduzidos em espaldeiras e plantados em solos calcáreos com predominância de argila, essas uvas são colhidas a mão, tem os cachos selecionados e fermentam lentamente em aço inox por 10-12 dias.
País/Região:
Itália, Puglia – Salento, Tuglie
Produtor:
Mottura
Amadurecimento:
sem passagem por madeira
Blend/Varietal:
100% Primitivo
Grad. alcoólica:
13%
O Produtor
Mottura é uma das referências na Puglia há mais de 100 anos, com 100% da produção certificada orgânica. Em 1927 Pasquale Mottura deixa de ser só um grande e respeitado agricultor e passa a vinificar seu próprio vinho. Há quatro gerações o amor pela terra e o cuidado com as cepas regionais é passado de pai para filho, produzindo vinhos que alcançam o máximo do reconhecimento e premiações incontáveis. Com 250 hectares e vinhas velhas que passam dos 60 anos, os Mottura enaltecem as cepas autóctones da região com foco em Primitivo e Negroamaro.
Salento é uma península ao sul da Puglia, abraçada por dois mares mediterrâneos: o Jônico e o Adriático, é lá que o sol nasce primeiro na Itália. A sede da vinícola está até hoje em Tuglie, bem ao sul da região de Salento, onde acontece a vinificação e o amadurecimento dos vinhos. As uvas são provenientes de 4 terroirs mais ao norte de Salento: Cellino San Marco, Campi Salentina, Salice Salentino e Guagnano. Nessas regiões o sistema de condução de parreiras mais comum é o l’alberello Pugliese, uma variação de bush vines com condução.


Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
Um exemplar que representa muito bem o amor dos brasileiros por essa uva. Encorpado, taninos macios e fruta madura, uma fórmula que a Primitivo aprendeu a entregar com excelência. Notas de geléia de amora, amarena, mirtilo, cassis, cravo, canela, pimenta preta e tabaco.
Em boca é cheio, encorpado e macio com taninos super finos, acidez que não agride o paladar e entrega uma sensação de doçura que só a Primtivo pode entregar.
Harmonização
Primitivo é versátil e perfeito para receber amigos quando não sabemos qual é a preferência no mundo do vinho. Perfeito para mesa de embutidos, curados, queijos diversos e frutas secas. Um coringa na hora de receber com hospitalidade.
Deve ser servido em temperatura de 18 graus em taças grandes para aproveitar a evolução dos aromas.
