
2021
Tinto Tons de Duorum
750 ml
Um novo vinho nascido no coração do Douro Superior. Entre os 100 melhores do mundo em preço e qualidade.
“Mostrando muita da mineralidade típica do Douro, este vinho tem taninos finos, ricos em frutas negras aliados à acidez. É o segundo vinho da gama Duorum.” – Best Buy Wine Enthusiast
A “Duorum” (expressão latina que significa “de dois”), foi criada no início de 2007 e é a manifestação da vontade de João Portugal Ramos e de José Maria Soares Franco colaborarem num projeto de produção de vinhos do Douro com características únicas e de dimensão internacional. As vinhas, localizadas nas regiões de Cima Corgo e Douro Superior. São dois terroirs excepcionais, apenas com castas autóctones em socalcos que variam entre 150-500 metros de altitudes.
Pontuações e prêmios:
90 Pts Revista Adega
País/Região:
Portugal - Douro
Produtor:
DUORUM
Amadurecimento:
6 meses em barricas de carvalho francês e americano usadas.
Blend/Varietal:
50% Touriga Franca
30% Touriga Nacional
20% Tinta Roriz
Grad. alcoólica:
14%
R$ 88,90
Valor sujeito a alteração.
O Produtor
Duorum, vinícola portuguesa que se destaca pela conduta ambiental rigorosa e que agora dá mais um passo em direção à sustentabilidade.
A nova prática da renomada vinícola, comandada pelo premiado enólogo João Portugal Ramos, cria um ciclo da videira que se fecha em si mesmo ao reutilizar 100% dos subprodutos resultantes da vinificação das uvas (os chamados engaços), bem como a matéria orgânica resultante da poda que é usada para fertilizar os solos.
Na região do Douro, uma das mais antigas do mundo na produção de vinho, o solo é caraterizado por ser pobre em matéria orgânica e extremamente pedregoso. Assim, a aplicação de composto orgânico melhora substancialmente a estrutura dos solos.
Desde o início deste projeto, todos os fertilizantes usados nas vinhas Duorum têm origem orgânica. Os engaços são aplicados nos solos cerca de um ano após a vindima, pois esse tempo é necessário para que a matéria passe por um processo de compostagem e fermentação e assim evitar queimaduras no solo.
Já a matéria orgânica resultante da poda, como galhos e folhas, é triturada diretamente no solo por equipamentos específicos. A fertilização do solo é complementada por matéria orgânica de origem animal adquirida de agricultores da região.
Todas essas práticas levaram a Duorum ao reconhecimento do ICNB (Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade) e à sua consequente adesão à iniciativa europeia Business & Biodiversity, uma rede internacional de empresas que integra na sua atividade preocupações com a natureza e a biodiversidade.
Da região do Douro provêm alguns dos melhores rótulos de Portugal, incluindo os vinhos do Porto, e grandes tintos. Além das condições excelentes de terroir, um dos segredos são as regras rigorosas para a produção da bebida que elevam a qualidade.
O Douro é uma das primeiras regiões demarcadas no mundo, criada pelo Marquês de Pombal em 1756, e é caracterizada por um terreno muito acidentado às margens do rio Douro. Os vinhedos são cultivados em íngremes socalcos nas encostas do vale, o que reduz a capacidade de colheita mecanizada.
Os desafios não impediram que o Douro se afirmasse internacionalmente como um dos melhores terroirs de Portugal. A Duorum é um exemplo desse sucesso.

Harmonização
Tinto versátil que pode acompanhar carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos intensos, assados, risotos de carne ou cogumelos e queijos de média maturação.
Recomenda-se servir entre 16°C e 18°C.
