
R$ 189,00
Valor sujeito a alteração.
2023
The Old Brick Factory
750 ml
No passado, existia uma antiga fábrica de tijolos onde hoje estão plantadas as parreiras de Syrah com 30 anos de idade. Muitas casas da região foram construídas com os tijolos da antiga fábrica que usava o solo desse vinhedo como matéria prima. “El Vinculo” é o nome deste vinhedo, o mais mimado da família Piqueras, e este Syrah faz parte da linha de Single Vineyards, onde a expressão varietal está acima de tudo. As uvas são orgânicas, plantadas a 850 metros em solos de argila e calcáreo, com rendimentos muito baixos, 2,5Kg por planta. Fermenta com levedura indígena por 10 dias em tanques de inox, com 3 dias de maceração pré-fermentativa a frio e mais 5 dias de maceração pelicular após a fermentação. Passa 9 meses em barrica de carvalho 50% francês e 50% americano de tosta alta.
País/Região:
Espanha – Castilla-La Mancha, D.O. Almansa – Albacete
Produtor:
Bodegas Piqueras
Amadurecimento:
9 meses em barricas de carvalho 50% francês, 50% americano novo de tosta alta
Blend/Varietal:
100% Syrah
Prática:
Orgânico
Grad. alcoólica:
14%
O Produtor
O fundador Luis Piqueras, El Abuelo, em 1915 foi um dos primeiros a produzir vinho na região e com um prêmio de loteria construiu a primeira bodega da família. Seu genro Mario Bonete, importante enólogo e grande degustador, foi um dos primeiros a usar barricas de carvalho e tanques de inox na região colocando a vinícola como referência em Almansa. A família Piqueras faz parte da criação da D.O. Almansa e tanto Mario Bonete como seu filho, Juan Pablo Bonete Piqueras (atual proprietário) foram presidentes do conselho regulador da região. A vinícola permanece na família até os dias de hoje e já está na quarta geração, com mais de 100 anos de história. Na Bodegas Piqueras os vinhos vêm do coração, e o foco principal é trazer o terroir na taça trabalhando vinhedos muito antigos e valorizando as castas locais como Monastrell e Garnacha.
Almansa é uma jovem e pequena Denominação de Origem ao sudeste da Espanha, que nasceu em 1964 fazendo parte de Castilla-La Mancha (sudeste de Albacete e faz fronteira com Múrcia, Alicante e Valência). Atualmente são só 12 produtores registrados e 80% da produção é exportada. As altitudes variam de 700 a 1000 metros e as vinhas são plantadas em planícies muito quentes, com pouca chuva e solos ricos em calcário e muita pedra.
Toda a produção é orgânica com 100% de energia elétrica gerada por painéis solares. O terroir também produz oliveiras, amendoeiras, nogueiras e cereais, todos de cultivo orgânico. A propriedade possui uma criação de ovelhas, com o rebanho pastando livremente entre as vinhas. As ovelhas ajudam a manter a vegetação baixa naturalmente e o seu adubo orgânico fornece nutrientes para o solo.


Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
“Um tinto impressionante, opulento e de grande sucesso.” Steve Bennett, MW. “É maravilhosamente maduro e atraente no nariz, com notas de cereja preta, especiarias doces, avelã torrada e um adorável toque de cacau.” Sam Kim, Wine Orbit.
Syrah encorpado e complexo daqueles que enche a taça e a boca de fruta compotada, como ameixas, cerejas negras, pimenta preta, canela e nozes.
Harmonização
Toda a explosão de aromas pede pratos igualmente intensos e complexos. Carnes defumadas, queijos curados e cremosos, toques agridoces e levemente picantes completam esse vinho.
Servir em temperatura entre 14°C e 16°C, em taça grande. É um vinho exuberante de aromas, mas que pode melhorar ainda mais com alguns minutos de oxigenação.
