2023
Piqueras Wild Fermented Verdejo
750 ml
A linha que leva o nome da família Piqueras expressa o máximo do terroir dos vinhedos mais antigos e singulares da propriedade. O vinhedo de Verdejo está em uma zona de Almansa que já foi coberta pelo mar, a 100km da costa do Mediterrâneo, aumentando muito os compostos salinos dos solos arenosos encontrados ali. Este branco é produzido com uvas orgânicas plantadas à 900 metros de altitude e suas uvas são colhidas durante a noite para preservar o frescor. Fermenta com leveduras indígenas em inox por 2 meses, com intenso trabalho de battonage e amadurece em barricas de carvalho francês de 300 litros por 3 meses com as borras finas.
País/Região:
Espanha – Castilla-La Mancha
D.O. Almansa – Albacete
Produtor:
Bodegas Piqueras
Amadurecimento:
3 meses em barrica de carvalho francês Allier de grano fino e tosta baixa
Blend/Varietal:
100% Verdejo
Prática:
Orgânico
Grad. alcoólica:
13%
O Produtor
O fundador Luis Piqueras, El Abuelo, em 1915 foi um dos primeiros a produzir vinho na região e com um prêmio de loteria construiu a primeira bodega da família. Seu genro Mario Bonete, importante enólogo e grande degustador, foi um dos primeiros a usar barricas de carvalho e tanques de inox na região colocando a vinícola como referência em Almansa. A família Piqueras faz parte da criação da D.O. Almansa e tanto Mario Bonete como seu filho, Juan Pablo Bonete Piqueras (atual proprietário) foram presidentes do conselho regulador da região. A vinícola permanece na família até os dias de hoje e já está na quarta geração, com mais de 100 anos de história. Na Bodegas Piqueras os vinhos vêm do coração, e o foco principal é trazer o terroir na taça trabalhando vinhedos muito antigos e valorizando as castas locais como Monastrell e Garnacha.
Almansa é uma jovem e pequena Denominação de Origem ao sudeste da Espanha, que nasceu em 1964 fazendo parte de Castilla-La Mancha (sudeste de Albacete e faz fronteira com Múrcia, Alicante e Valência). Atualmente são só 12 produtores registrados e 80% da produção é exportada. As altitudes variam de 700 a 1000 metros e as vinhas são plantadas em planícies muito quentes, com pouca chuva e solos ricos em calcário e muita pedra.
Toda a produção é orgânica com 100% de energia elétrica gerada por painéis solares. O terroir também produz oliveiras, amendoeiras, nogueiras e cereais, todos de cultivo orgânico. A propriedade possui uma criação de ovelhas, com o rebanho pastando livremente entre as vinhas. As ovelhas ajudam a manter a vegetação baixa naturalmente e o seu adubo orgânico fornece nutrientes para o solo.
Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
O toque salino nas areias dos vinhedos é transferido para a taça. O vinho ganha muita complexidade e textura em boca. Os aromas são de frutos tropicais maduros, como pêra e maçã cozida no vinho, raspa de limão Tahiti e notas de amêndoas e erva doce, dando complexidade e textura ao vinho. Em boca tem corpo médio, acidez alta e perfeito equilíbrio entre álcool, fruta e frescor.
“Excelente tipicidade varietal aqui…” James Suckling. Um verdejo que representa muito bem a casta e o estilo de vinificação conduzido na Espanha.
Harmonização
Um super branco que pode ser consumido sozinho devido a grande quantidade de camadas de aromas e texturas. Perfeito também com pratos típicos espanhóis como vinagrete de mexilhões, paella de frutos do mar, pescados gordos na brasa, conchas e mariscos.
Servir bem gelado para realçar o frescor e as notas minerais. Balde de gelo por 40 minutos é a medida certa da temperatura de serviço para chegar a 5ºC.