2023
Le P’tit LOLO
Branco
750 ml
Laurent Perraud é a sétima geração de viticultores e enólogos da sua família, os Perraud fazem vinho desde a época napoleônica. A propriedade está localizada nas encostas entre os vinhedos mais prestigiados de Nantes, região mais próxima ao mar do Loire, ao redor da cidade de Clisson. O Domaine da família conta com uma área de 45 hectares e são tradicionalmente produtores de Muscadet. Certificado como Vigneron Independante, também conta com os selos de sustentabilidade Terra Vits e HVE3. A vinificação é moderna em tanques de inox com controle de temperatura e um trabalho delicado com as borras. Os solos são de Argila xistosa e a proximidade com a encosta fria moldam o caráter desse blend cítrico e muito refrescante.
Pontuações e prêmios:
90 AD
País/Região:
França, Val de Loire – Nantes
Produtor:
Laurent Perraud – Collégiale des Domaine de Loire
Amadurecimento:
Sem passagem por madeira
Blend/Varietal:
60% Chardonnay,
40% Sauvignon Blanc
Prática:
Sustentável
Grad. alcoólica:
12%
O Produtor
No coração do Loire, o Collégiale des Domaine de Loire é o mais antigo grupo de produtores da região. Todos os vinhos são provenientes de produtores independentes e de dimensão humana, conduzidos por enólogos/proprietários apaixonados e experientes. São exigidas práticas sustentáveis e cuidados com o meio ambiente para que o produtor possa fazer parte do Collégiale.
Fundada em 1986, hoje com sede em Puy Notre Dame, reuni produtores de diversos Terroirs do Loire com a idéia de juntar forças dos pequenos para alcançar o mercado mundial. A filosofia do Collégiale está fincada em: Seriedade, Qualidade, Reatividade, Savoir-Faire e Terroir.
Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
Coloração amarelo palha, com alguns reflexos verdes ainda de tão jovem. Os aromas de frutas cítricas são os mais presentes, como suco de limão tahiti, abacaxi ainda verde e maracujá, e a Sauvignon Blanc traz um conjunto de aromas vegetais que incrementam esse frescor com notas de alecrim, grama cortada e aspargos verdes.
Usando duas uvas essencialmente ácidas, esse blend fica extremante refrescante com acidez pronunciada e típica de uvas colhidas próximas ao mar. De corpo leve e álcool super integrado com a acidez, é um branco que deixa a boca pedindo mais um gole.
Harmonização
Um branco para ser servido como aperitivo, welcome drink, com finger foods como canapés de salmão, crudos de frutos do mar e saladas com molhos cítricos. Se preferir servir com um prato, opte por carnes delicadas de pescados ou aves magras. Ficaria perfeito com peixe frito na praia ou uma massa ao limone.
Balde de gelo para que a temperatura fique bem baixa. A temperatura entre 3 e 5 graus é atingida com 1 hora de freezer ou 20 minutos no balde com bastante gelo.