2021
La Florita Pequenos Lotes Aspirant Bouchet
750 ml
Pequeños Lotes representa a inquietude e energia de La Florita, vinificando micro parcelas até o último detalhe para mostrar vinhos diferentes e singulares.
Aspirant Bouchet é uma uva tintureira, onde a polpa é corada, o que possibilita esse vinho tinto ser fermentado como um branco. Essa variedade foi plantada pela família Bandaloni em 2.008 e hoje contam com menos de 5 hectares desta raridade. Os solos são pedregosos com irrigação por gotejamento a 1.150 metros de altitude. O processo de fermentação é um pouco diferente de um tinto tradicional. As uvas são colhidas manualmente, 100% desengaçadas, prensadas e levadas para uma maceração a frio com as cascas por somente 24h. A fermentação só acontece após uma nova prensa para extrair o suco e assim, fermentar sem as cascas em barricas de 500 litros. Todo o aporte tânico desse vinho é por parte da madeira já que a fermentação acontece sem as cascas, o vinho só é tinto devido a cor da polpa! A malolática acontece em barricas de 500lts. Na safra de 2021 foram produzidas somente 1.260 garrafas.
Pontuações e prêmios:
94 Descorchados
País/Região:
Argentina, Mendoza, Tupungato – El Peral
Produtor:
La Florita
Amadurecimento:
12 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros de 2º e 3º uso
Blend/Varietal:
100% Aspirant Bourchet
Prática:
Orgânico
Grad. alcoólica:
13,3%
O Produtor
La Florita é uma homenagem a matriarca da Familia Badaloni, Flora Prescenda de Romano, exemplo de trabalho, amor, dedicação e carinho por seus netos.
A casa de Flora era uma constante reunião de família, lugar de muitas histórias que inspiraram seus netos a construir a bodega. Os netos de La Florita, Juan Franco e Mauricio Badaloni são os fundadores do projeto que busca entender o Terroir e levar até a taça a pureza da natureza local. O enólogo é Adrian Toledo, terceira geração de vitivinicultores, que enxerga nesses vinhos seu lado mais autoral, buscando muita elegância e equilíbrio.
Bodega jovem e criativa que há dois anos conta com vinhedos orgânicos e agora traz novidades como vinhos elaborados em ânforas de barro e uma cepa singular, Aspirant Bouchet. Essa produção artesanal fica em El Peral, um dos distritos de Tupungato no Valle de Uco. Terroir que conta com uma localização privilegiada nos pés da Cordillera de los Andes: com altitudes que passam facilmente dos 1000 metros, baixa umidade, solos de origem aluvional e regados pelas águas do Rio Tunuyan. Todos esses fatores somados fazem da região um verdadeiro oásis vitivinícola. Os terroirs de altitude de Tupungato são referência na produção de vinhos de alto nível da Argentina e é de lá que saem os vinhos mais premiados do país.
Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
“É fermentado em barrica de carvalho, como se fosse um branco, sem as películas. E ainda assim, a cor intensa da casta (uma uva tintorera, ou seja, aquela que tem cor na polpa) destaca-se de imediato, assim como a força dos seus taninos, que ardem no paladar, rodeados de sabores de frutos pretos maduros e sabores profundos”
Descorchados2023
Um vinho fora da curva desde a vinificação. Coloração violácea profunda, notas de chocolate amargo e um show de aromas de frutas pretas passadas como ameixa e amora. O bouquet complexo traz muita erva seca e notas balsâmicas completadas com violetas e lírios. Em boca é encorpado, potente e com taninos bem marcados. Acidez média para alta, com uma textura deliciosa que pede comida.
Harmonização
Devido a sua força e intensidade, esse tinto precisa de pratos com a mesma intensidade para acompanhar. Rabada ou costela cozidas, polenta com ragu de músculo, pratos com essa carga de gordura e potencia de sabor.
A temperatura ideal é de 15º a 18ºC, servir em taça grande e recomendamos a decantação de 1h ou 2h.