2021
La Florita Pequenos Lotes Anfora branco
750 ml
Pequeños Lotes representa a inquietude e energia de La Florita, vinificando micro parcelas até o último detalhe para mostrar vinhos diferentes e singulares.
Essa é uma mescla de 2 pequenas Anforas de barro de 500 litros cada: uma com Sauvignon Blanc e outra com Semillón. Ambas passaram exatamente pelo mesmo processo de produção. As uvas foram colhidas a mão, 100% desengaçadas e levadas separadamente para as ânforas. Maceração a frio por 24h e fermentação sem as cascas diretamente nas ânforas de barro onde permanecem por 2 anos protegidas por um lindo véu de flor. Esse vinho, assim como os Jerez Manzanilla e Fino, passa pela famosa crianza biológica: envelhecimento sem contato com oxigênio. Após os 2 anos, acontece o blend das duas ânforas e o vinho é engarrafado sem adição de sulfitos. A safra 2021 produziu somente 1200 garrafas.
Pontuações e prêmios:
93 Descorchados
País/Região:
Argentina, Mendoza, Tupungato – El Peral
Produtor:
La Florita
Amadurecimento:
fermenta e amadurece 24 meses em ânfora de barro com véu de flor
Blend/Varietal:
50% Sauvignon Blanc, 50% Semillon
Prática:
Orgânico
Grad. alcoólica:
13,1%
O Produtor
La Florita é uma homenagem a matriarca da Familia Badaloni, Flora Prescenda de Romano, exemplo de trabalho, amor, dedicação e carinho por seus netos.
A casa de Flora era uma constante reunião de família, lugar de muitas histórias que inspiraram seus netos a construir a bodega. Os netos de La Florita, Juan Franco e Mauricio Badaloni são os fundadores do projeto que busca entender o Terroir e levar até a taça a pureza da natureza local. O enólogo é Adrian Toledo, terceira geração de vitivinicultores, que enxerga nesses vinhos seu lado mais autoral, buscando muita elegância e equilíbrio.
Bodega jovem e criativa que há dois anos conta com vinhedos orgânicos e agora traz novidades como vinhos elaborados em ânforas de barro e uma cepa singular, Aspirant Bouchet. Essa produção artesanal fica em El Peral, um dos distritos de Tupungato no Valle de Uco. Terroir que conta com uma localização privilegiada nos pés da Cordillera de los Andes: com altitudes que passam facilmente dos 1000 metros, baixa umidade, solos de origem aluvional e regados pelas águas do Rio Tunuyan. Todos esses fatores somados fazem da região um verdadeiro oásis vitivinícola. Os terroirs de altitude de Tupungato são referência na produção de vinhos de alto nível da Argentina e é de lá que saem os vinhos mais premiados do país.
Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
“… O vinho tem um caráter iodado, que vem desse envelhecimento em ânfora, mas o que predomina é a fruta, os sabores de frutas brancas maduras e suculentas, que aqui se mostram no nariz e com mais força na boca. A acidez é pungente, o vinho denso e, ao mesmo tempo, fresco.” Descorchados2024
Vinhos de ânfora sempre trazem uma experiencia singular aos degustadores. É uma complexidade de aromas e texturas que só as ânforas conseguem transmitir ao vinho. Esse branco ainda tem o véu de flor que acrescenta mais uma camada ao vinho ganhando corpo e austeridade. Notas de amêndoas e nozes se confundem com frutas maduras como pêssego e tamarindo. Acidez é intensa e deixa a boca com uma textura oleosa devido ao envelhecimento com flor.
Harmonização
Um branco com tanta complexidade pede queijos cremosos e intensos de mofo azul ou branco. Um brie ou camembert envelhecido seria perfeito, mas um Rochefort ou gorgonzola bem cremoso também acompanham. É um vinho de meditação que merece ser apreciado com atenção extra em cada gole.
A temperatura pode ser um pouco mais alta que um branco comum, chegando entre 8ºC a 10ºC. Use as maiores taças que tiver disponível já que esse branco vai evoluir muito com o tempo em taça.
Produtos relacionados
Paisajes de Los Andes Sauvignon Blanc
SAFRA — 2018
Le Petit LOLO
Branco