top of page
Equis País

2022

Equis País/Garnacha

750 ml

Este foi o vinho que encantou Tim Atkim no Descorchados 2024. Equis é a linha de vinhos de baixa intervenção de Andes Cru com foco em variedades e práticas ancestrais, colocando ao extremo a expressão do terroir. Tudo neste vinho remete a ancestralidade, desde a cepa escolhida até a forma de se produzir. O vinhedo utilizado para produzi-lo fica em Loncomilla, Valle de Maule, e faz parte do legado vitícola do Chile. País é uma variedade patrimonial, foi a primeira uva plantada pelos conquistadores espanhóis em terras chilenas. Com solos de granito altamente decomposto, o vinhedo de País tem mais de 100 anos, não tem irrigação e nem condução. As uvas País e Garnacha são orgânicas, 100% desengaçadas e fermentadas com leveduras indígenas em lagares de raulí (madeira local que historicamente se utilizou no Chile) de 2000 litros e depois amadurece em ânforas de barro por 10 meses. Uma explosão de aromas e sabores terrosos, frutas pretas e de flores secas. Uma delícia de País com elegância e frescor. 2022 produziu somente 3800 garrafas

Pontuações e prêmios:

91 Descorchados / 91 Tim Atkim

PRODUTO ESGOTADO

País/Região:

Chile, Maule – San Javier, Loncomilla

Produtor:

Andes Cru

Amadurecimento:

Fermentado em Rauli e passa 10 meses em ânfora de barro

Blend/Varietal:

80% País

20% Garnacha

Prática:

Natural

Grad. alcoólica:

14%

O Produtor

Andes Cru é um novo projeto que representa a diversidade de Terroirs do Chile, explorando as principais cepas, regiões e estilos de vinificação do país. Esta pequena bodega artesanal nasce em 2019 numa roda de amigos, são eles: Juan Urzua, Francisca Bernal e os enólogos José Sotomayor e Lucas Hodgkinson, especialistas em vinhos de baixa intervenção. Começa aí uma busca pelos melhores lugares para cada cepa e os estilos de vinhos que pudessem representar o Chile moderno e de alta gama para o mundo.

Os Terroirs selecionados foram: Itata, de onde vem um vinho laranja de Moscatel de Alejandria; Maule, de onde vem um blend de País com Garnacha de vinhedos históricos, fermentado em lagares de rauli e envelhecido em ânforas de barro; Maipo Andes e Maipo Entre Cordilleras, de onde só poderia vir Cabernets elegantes e complexos; e Colchagua, com Carmeneres de alta qualidade. Provar os vinhos deste projeto é um verdadeiro passeio pelos principais vinhos do Chile. 

“Uma descoberta excitante.” Tim Atkim

Equis Naranjo
sensorial

Gráfico Sensorial

Corpo

Acidez

Tanino

Fruta

Madeira

Impressões do Sommelier

“… tem um lado terroso ligado a frutas vermelhas frescas. A textura firme, muito em sintonia com a cepa. Tem uma acidez suculenta e notas florais espreitam para o meio do paladar (há 20% de Garnacha), o final tem adoráveis notas frutadas e herbáceas.” Descorchados 2024

Um vinho ancestral que mostra o quanto Andes Cru é precisa nas vinificações. Um tinto clarinho, de baixa extração, mas com uma explosão na taca e em boca. De cor vermelho rubi quase violáceo, mostra aromas de cereja e morango ainda verdes, alecrim e tomilho, tabaco e um monte de especiarias. Em boca é leve, com acidez alta e taninos bem marcados.

Harmonização

Harmoniza super bem com cortes suínos com molhos carregados em temperos agridoces e apimentados. Perfeito para sanduiche de pastrame com mostarda e frango assado.

Pela intensidade de aromas e acidez bem-marcada, recomendo resfriar um pouco mais que um tinto leve. Temperatura de tinto leve como 6°C.

Harmonização

Produtos relacionados

Gauchezco Reserve Cabernet Franc

Gauchezco_Reserve_Cabernet_Franc.jpg

Paisajes de los Andes Cab. Sauvignon

paisajes_de_los_andes_cabernet_sauvignon.jpeg

© 2024 por FS design

bottom of page