
2022
Equis País/Garnacha
750 ml
Este foi o vinho que encantou Tim Atkim no Descorchados 2024. Equis é a linha de vinhos de baixa intervenção de Andes Cru com foco em variedades e práticas ancestrais, colocando ao extremo a expressão do terroir. Tudo neste vinho remete a ancestralidade, desde a cepa escolhida até a forma de se produzir. O vinhedo utilizado para produzi-lo fica em Loncomilla, Valle de Maule, e faz parte do legado vitícola do Chile. País é uma variedade patrimonial, foi a primeira uva plantada pelos conquistadores espanhóis em terras chilenas. Com solos de granito altamente decomposto, o vinhedo de País tem mais de 100 anos, não tem irrigação e nem condução. As uvas País e Garnacha são orgânicas, 100% desengaçadas e fermentadas com leveduras indígenas em lagares de raulí (madeira local que historicamente se utilizou no Chile) de 2000 litros e depois amadurece em ânforas de barro por 10 meses. Uma explosão de aromas e sabores terrosos, frutas pretas e de flores secas. Uma delícia de País com elegância e frescor. 2022 produziu somente 3800 garrafas
Pontuações e prêmios:
91 Descorchados / 91 Tim Atkim
PRODUTO ESGOTADO
País/Região:
Chile, Maule – San Javier, Loncomilla
Produtor:
Andes Cru
Amadurecimento:
Fermentado em Rauli e passa 10 meses em ânfora de barro
Blend/Varietal:
80% País
20% Garnacha
Prática:
Natural
Grad. alcoólica:
14%
O Produtor
Andes Cru é um novo projeto que representa a diversidade de Terroirs do Chile, explorando as principais cepas, regiões e estilos de vinificação do país. Esta pequena bodega artesanal nasce em 2019 numa roda de amigos, são eles: Juan Urzua, Francisca Bernal e os enólogos José Sotomayor e Lucas Hodgkinson, especialistas em vinhos de baixa intervenção. Começa aí uma busca pelos melhores lugares para cada cepa e os estilos de vinhos que pudessem representar o Chile moderno e de alta gama para o mundo.
Os Terroirs selecionados foram: Itata, de onde vem um vinho laranja de Moscatel de Alejandria; Maule, de onde vem um blend de País com Garnacha de vinhedos históricos, fermentado em lagares de rauli e envelhecido em ânforas de barro; Maipo Andes e Maipo Entre Cordilleras, de onde só poderia vir Cabernets elegantes e complexos; e Colchagua, com Carmeneres de alta qualidade. Provar os vinhos deste projeto é um verdadeiro passeio pelos principais vinhos do Chile.
“Uma descoberta excitante.” Tim Atkim


Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
“… tem um lado terroso ligado a frutas vermelhas frescas. A textura firme, muito em sintonia com a cepa. Tem uma acidez suculenta e notas florais espreitam para o meio do paladar (há 20% de Garnacha), o final tem adoráveis notas frutadas e herbáceas.” Descorchados 2024
Um vinho ancestral que mostra o quanto Andes Cru é precisa nas vinificações. Um tinto clarinho, de baixa extração, mas com uma explosão na taca e em boca. De cor vermelho rubi quase violáceo, mostra aromas de cereja e morango ainda verdes, alecrim e tomilho, tabaco e um monte de especiarias. Em boca é leve, com acidez alta e taninos bem marcados.
Harmonização
Harmoniza super bem com cortes suínos com molhos carregados em temperos agridoces e apimentados. Perfeito para sanduiche de pastrame com mostarda e frango assado.
Pela intensidade de aromas e acidez bem-marcada, recomendo resfriar um pouco mais que um tinto leve. Temperatura de tinto leve como 6°C.
