
R$ 129,90
Valor sujeito a alteração.
2022
EL Picoteo Tinto
750 ml
Picoteo significa petiscar, e este é o espírito desta linha de vinhos divertidos e leves. O vinhedo é orgânico e está a uma altitude de 750 a 850 metros, as vinhas têm uma idade de 30 a 35 anos, não têm irrigação nem condução. A colheita acontece de noite e a vinificação é feita em foudre de madeira, com leveduras indígenas e controle de temperatura. Um tinto muito atrativo pela intensidade aromática que escapa da taça, ressaltando licor de morango, cereja em calda e violetas.
País/Região:
Espanha – Castilla-La Mancha, D.O. Almansa – Albacete
Produtor:
Bodegas Piqueras
Amadurecimento:
3 meses em barricas (300 litros) americanas e francesas de Allier de grão fino e tosta média
Blend/Varietal:
70% Monastrell
30% Syrah
Prática:
Orgânico
Grad. alcoólica:
14%
O Produtor
O fundador Luis Piqueras, El Abuelo, em 1915 foi um dos primeiros a produzir vinho na região e com um prêmio de loteria construiu a primeira bodega da família. Seu genro Mario Bonete, importante enólogo e grande degustador, foi um dos primeiros a usar barricas de carvalho e tanques de inox na região colocando a vinícola como referência em Almansa.
A família Piqueras faz parte da criação da D.O. Almansa e tanto Mario Bonete como seu filho, Juan Pablo Bonete Piqueras (atual proprietário) foram presidentes do conselho regulador da região. A vinícola permanece na família até os dias de hoje e já está na quarta geração, com mais de 100 anos de história. Na Bodegas Piqueras os vinhos vêm do coração, e o foco principal é trazer o terroir na taça trabalhando vinhedos muito antigos e valorizando as castas locais como Monastrell e Garnacha.
Almansa é uma jovem e pequena Denominação de Origem ao sudeste da Espanha, que nasceu em 1964 fazendo parte de Castilla-La Mancha (sudeste de Albacete e faz fronteira com Múrcia, Alicante e Valência). Atualmente são só 12 produtores registrados e 80% da produção é exportada. As altitudes variam de 700 a 1000 metros e as vinhas são plantadas em planícies muito quentes, com pouca chuva e solos ricos em calcário e muita pedra.
Toda a produção é orgânica com 100% de energia elétrica gerada por painéis solares. O terroir também produz oliveiras, amendoeiras, nogueiras e cereais, todos de cultivo orgânico. A propriedade possui uma criação de ovelhas, com o rebanho pastando livremente entre as vinhas. As ovelhas ajudam a manter a vegetação baixa naturalmente e o seu adubo orgânico fornece nutrientes para o solo.


Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
El Picoteo Tinto impressiona pela força dos aromas, um vinho que transborda a taça com notas de cereja negra “amarena” em calda, amoras maduras, licor de cereja vermelha, especiarias doces como baunilha, canela e pimenta preta, completando o bouquet com rosas e violetas. Em boca é fresco e de médio corpo. Um tinto que da vontade de beber e que a garrafa acaba muito rápido.
Mesmo fermentando em madeira e descansando por mais 3 meses, a força e a qualidade da fruta ficam em primeiro plano. É um bom exemplo da expressão: afinado em madeira, porque o acabamento é fino e delicado.
Para este tinto, a recomendação é de levar para um churrasco. A combinação é perfeita se for um churrasco com carnes magras e servidas mal-passadas. Mas é também um tinto versátil, que pelo frescor e pela fruta madura nos aromas, agrada desde o conhecedor até o iniciante.
Sirva fresco, a temperatura entre 15ºC e 17ºC. Use taças grandes para os aromas ficarem ainda mais intensos.
