2020
El Abuelo Crianza
750 ml
Família é tudo, como sabia “El abuelo” Luis. Estes vinhos são feitos fiéis à sua alma, ao seu saber, ao seu trabalho, à sua dedicação e à sua filosofia. Uma homenagem ao homem que fundou a vinícola em 1915. Vinhedos com idade de 20 a 40 anos, de cultivo orgânico com plantações em vaso e espaldeira. Fermentados com leveduras indígenas em tanques de inox e afinamento de 6 meses em madeira. Uma boa opção para quem procura vinhos intensos, encorpados e com fruta madura, mas está aberto para conhecer novas regiões e blends.
Pontuações e prêmios:
Medalha de Ouro e Best-Buy Bevarage Testing Institute, Medalha de Prata Mundus Vini
País/Região:
Espanha – Castilla-La Mancha
D.O. Almansa – Albacete
Produtor:
Bodegas Piqueras
Amadurecimento:
6 meses em barricas (300 litros) americanas e francesas de Allier de grão fino e tosta média
Blend/Varietal:
50% Monastrell
30% Tempranillo
20% Cabernet Sauvignon
Prática:
Orgânico
Grad. alcoólica:
14%
O Produtor
O fundador Luis Piqueras, El Abuelo, em 1915 foi um dos primeiros a produzir vinho na região e com um prêmio de loteria construiu a primeira bodega da família. Seu genro Mario Bonete, importante enólogo e grande degustador, foi um dos primeiros a usar barricas de carvalho e tanques de inox na região colocando a vinícola como referência em Almansa. A família Piqueras faz parte da criação da D.O. Almansa e tanto Mario Bonete como seu filho, Juan Pablo Bonete Piqueras (atual proprietário) foram presidentes do conselho regulador da região. A vinícola permanece na família até os dias de hoje e já está na quarta geração, com mais de 100 anos de história. Na Bodegas Piqueras os vinhos vêm do coração, e o foco principal é trazer o terroir na taça trabalhando vinhedos muito antigos e valorizando as castas locais como Monastrell e Garnacha.
Almansa é uma jovem e pequena Denominação de Origem ao sudeste da Espanha, que nasceu em 1964 fazendo parte de Castilla-La Mancha (sudeste de Albacete e faz fronteira com Múrcia, Alicante e Valência). Atualmente são só 12 produtores registrados e 80% da produção é exportada. As altitudes variam de 700 a 1000 metros e as vinhas são plantadas em planícies muito quentes, com pouca chuva e solos ricos em calcário e muita pedra.
Toda a produção é orgânica com 100% de energia elétrica gerada por painéis solares. O terroir também produz oliveiras, amendoeiras, nogueiras e cereais, todos de cultivo orgânico. A propriedade possui uma criação de ovelhas, com o rebanho pastando livremente entre as vinhas. As ovelhas ajudam a manter a vegetação baixa naturalmente e o seu adubo orgânico fornece nutrientes para o solo.
Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
Um blend aromático, com excelente concentração de frutas maduras como ameixas e amoras. A passagem por madeira complementa os aromas com notas evidentes de baunilha, chocolate, couro e pimenta preta.
Em boca mantém as frutas maduras e especiarias com corpo médio para encorpado, suculento e fresco. A altitude dos vinhedos ajuda no equilíbrio entre acidez e álcool, mantendo elegância e drinkability.
Harmonização
Um tinto com boa estrutura e concentração para suportar pratos mais gordurosos e com potência de sabor como assados e carnes curadas. Pastrame e carnes defumadas com especiarias encaixam perfeitamente.
Os aromas evoluem bastante se colocado num decanter, com temperatura de serviço entre 16ºC e 18ºC. Use taças grandes para os aromas ficarem ainda mais intensos.