
R$ 192,80
Valor sujeito a alteração.
2020
Côtes du Rhône Vieille Vignes
750 ml
Um típico Côtes du Rhône cheio de especiarias onde a Grenache de vinha velha fala mais alto. Os vinhedos mais antigos de Grenache tem mais de 40 anos e são preservados em uma encosta pedregosa no vilarejo de Saint-Paulet-de-Caisson, 30 km ao norte de Châteauneuf-du-Pape. Os vinhos começam a maceração pré-fermentativa e se passam 4 semanas até o fim da fermentação, todo o processo acontece em tanques de concreto.
Pontuações e prêmios:
91 AD
País/Região:
França, Valle do Rhône – Côtes du Rhône,
Saint-Paulet-de-Caisson
Produtor:
Saint-Paulet Vignobles
Amadurecimento:
Fermenta em concreto, sem passagem por madeira
Blend/Varietal:
95% Grenache e 5% Syrah
Prática:
Orgânico
Grad. alcoólica:
14%
O Produtor
Saint-Paulet foi fundada em 1929, começando como uma pequeníssima união de produtores e que hoje conta com 30 famílias fornecedoras de uva para elaborar seus vinhos. Focando sempre em tintos e se orgulhando da qualidade das uvas que produzem. As Grenaches de vinhas velhas dão excelentes resultados nas proximidades do Rio Rhône, de onde sai a seleção para o Vielle Vignes.
O Valle do Rhône vive um contraste bem evidente onde a Syrah reina na parte norte da região e a combinação: Grenache, Syrah e Mourvedre, reina na parte Sul. A Saint-Paulet Vignobles está em Saint-Paulet-de-Caisson (daí o nome da vinícola), no Sul da região, porém no ponto mais ao norte da AOP Côtes du Rhône, com vinhedos e bodega muito próximos do Rio Rhône se favorecendo das temperaturas mais baixas da região.


Gráfico Sensorial
Corpo
Acidez
Tanino
Fruta
Madeira
Impressões do Sommelier
Uma bomba de amora e cereja negra! Esse Vielle Vigne mostra na taça a força da Grenache de vinhas velhas. De cor rubi violáceo, é um tinto bem concentrado com aromas de frutas pretas como amoras maduras, cerejas negras em compota, pimenta preta, anis e uma nota vegetal de erva fresca como alecrim.
Em boca tem corpo médio, com acidez média para alta, tanino finos e de média intensidade com uma textura elegante e fresca deixando a boca pedindo outro gole.
Harmonização
Tinto cheio de fruta preta madura pulando da taça, com boa acidez e frescor. Encaixa muito bem com pratos que tenham como base carnes vermelhas com molhos delicados, pizza com charcutarias como pepperoni e calabresa.
Temperatura de serviço, entre 14° e 18° C. Tinto que melhora com aeração, servir em taças grandes estilo Borgonha ajuda na evolução dos aromas em taça.
