Entenda a diferença entre vinho reserva e reservado
- Redator
- 8 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Como o assunto pode gerar muitos questionamentos, neste post, vamos explorar o significado de cada categoria, o que as diferem entre si,

O que é vinho Reserva?
O termo “Reserva” aplicado a vinhos geralmente denota um nível superior de qualidade e cuidado durante a produção da bebida.
No entanto, é importante ressaltar que o uso dessa denominação pode variar de acordo com a legislação de cada país. Na Espanha, por exemplo, utiliza-se “Crianza”.
Na União Europeia, a designação de “Reserva” indica que o vinho passou por um período mais longo de envelhecimento antes de ser lançado no mercado, tanto em barris quanto engarrafado.
Os Barolos, produzidos em Piemonte, na Itália, precisam envelhecer durante cinco anos,
estagiando por um período mínimo de 36 meses em barricas de carvalho. Na Espanha, vinhos reserva envelhecem por três anos, considerando o estágio em barril e a evolução em garrafa.
Por conta disso, o termo Reserva é frequentemente associado a características de maior complexidade, estrutura e potencial de envelhecimento.
Importante mencionar, ainda, que em países do Novo Mundo, no entanto, não há legislações específicas para que vinícolas rotulem seus vinhos como Reserva. Por conta disso, o termo costuma aparecer nos rótulos de exemplares que estagiam durante algum período em barris de carvalho.
Diante do contexto, é possível encontrar um rótulo chileno Reserva, por exemplo, que envelheceu em carvalho durante um período bem menor do que os exemplares europeus.
O que é vinho Reservado?
Embora o termo seja bastante parecido com reserva, ele significa, na verdade, algo completamente diferente no que diz respeito aos processos de produção. “Reservado” é um tipo de nomenclatura utilizada em vinhos. Normalmente, é utilizado em rótulos da América do Sul, mas exemplares de qualquer parte do mundo podem levar esse nome.
De maneira geral, trata-se de bebidas frutadas, que não passam por estágio em barricas de carvalho. Por conta disso, são opções mais despretensiosas e fáceis de beber, indicadas para consumo no dia a dia.
Assim como acontece com os vinhos Reserva do Novo Mundo, não há uma legislação específica para o uso do termo “Reservado”. Por isso, o mais comum é associá-lo aos rótulos mais simples das vinícolas e que, consequentemente, possuem um valor mais acessível.
Qual a diferença entre vinho Reserva, Reservado e Gran Reserva?
A principal diferença entre as três categorias está ligada à complexidade dos vinhos. Enquanto “Reserva” e “Gran Reserva” frequentemente denotam um padrão específico de envelhecimento e qualidade, “Reservado” refere-se a bebidas mais simples e menos complexas.
Gostou deste artigo? Então, aproveite e compartilhe nas redes sociais! Ele também pode ser útil para seus amigos.
E se você quer aprender mais sobre vinhos e sobre tudo o que cerca essa bebida imorta siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de muito mais dicas e informações! Fonte: divvino
Comments